terça-feira, 10 de agosto de 2010

MATEMÁTICA - 3º ANO/ PROFº RONALDO PAIVA

                                       Introdução à Estatística

A Estatística nos dias de hoje é uma ferramenta indispensável para os cursos técnicos em geral, pois é aplicável em qualquer área de conhecimento, porém caberá ao professor fazê-lo bom uso e não ser somente a única ferramenta de trabalho, sendo indispensável adaptá-la com outras fontes paralelas de estudo( jornais, revistas, computador, pesquisas, etc. ).
De origem muito antiga, a Estatística teve durante séculos um caráter meramente descritivo e de registro de ocorrências. As primeiras atividades datam de cerca de 2000 a.C. e refere-se a iniciativas como o recenseamento das populações agrícolas chinesas.
No início do século XIX, os estudos estatísticos ganharam a contribuição de grandes matemáticos. Nos trabalhos de dois deles, o francês Simon Laplace e o alemão Carl Friedrich Gauss (1777 – 1855), surge a idéia de “distribuição normal de freqüência”. Essa idéia levou a uma teoria muito útil para fazer previsões.
A teoria da distribuição normal foi usada pelo astrônomo e matemático belga Adolphe Quételet (1796 –1874), no estudo estatístico de diversas características das populações humanas: altura, peso, natalidade, mortalidade, renda mensal, etc.
Fisher (1890 – 1962) – Ronald Aylmer Fisher, geneticista e estatístico britânico, concentrou seus estudos na genética das populações, campo em que obteve importantes resultados, sendo considerado um dos grandes criadores do neodarwinismo. Na Estatística trabalhou com ajustes de curvas de freqüências, com coeficientes de correlação, os chamados coeficientes de Fisher, na análise de variância e nas técnicas de estimação de um parâmetro.
Influenciado pelos trabalhos de Karl Pearson, outro importante geneticista e estatístico britânico, Fisher utilizou os resultados que obteve na Estatística como ferramentas para aplicação nos seus estudos de genética, sendo hoje considerado um dos maiores nomes na Teoria de Estatística e na Estatística aplicada à Biologia.
A Estatística trata do conjunto de métodos utilizados para a obtenção de dados , sua organização em tabelas e gráficos e a análise desses dados. Grande parte das informações divulgadas pelos meios de comunicação atual provém de pesquisas e estudos estatísticos.
Nesta aula, trabalhamos com a planilha calc do Broffice na organização de uma tabela, simulando uma pesquisa realizada, onde se verifica o veículo de informação mais acessado com exceção da internet. Os dados foram trabalhados em sala convencional, os alunos aprenderam a organizar os dados em tabela e realizar os cálculos da freqüência relativa e a construção de gráficos, principalmente de barra, coluna e setores.

Veja como ficaram:


A tabela





Para calcularmos a Frequência relativa, utilizamos a fórmula: Fa/total x 100 no editor de fórmulas.



Gráfico de colunas








Gráfico de setores